Para quem está realizando ou pretende começar uma reforma ou construção, é de suma importância saber as diferenças dos cabos e fios elétricos, pois, nem sempre será o eletricista que irá comprar os materiais e é importante estar atento a tudo para que a sua obra saia de acordo com o esperado.
Sabendo disso, separamos algumas dicas para te ajudar a conhecer melhor esses objetos elétricos.
Esses materiais são responsáveis por conduzir energia elétrica, levando aos aparelhos na ponta. Por tanto, são imprescindíveis para o funcionamento dos sistemas elétricos, sem os quais a geração de energia fica severamente comprometida.
O fio elétrico refere-se a um único condutor. Por isso, ele tem uma estrutura mais rígida e não deve ser dobrado, pois, pode se partir facilmente e quebrar a corrente elétrica.
Já os cabos elétricos são formados por vários fios entrelaçados, tornando-o mais difícil de ser rompido. Sua capacidade de condução de corrente elétrica é proporcional ao seu tamanho em milímetros.
Usualmente fabricado em cobre e PVC 750V, o fio sólido é usado em chuveiros e quadros elétricos, tomadas, em instalações residenciais ou industriais mais simples, desde que não seja necessária a flexibilidade do fio.
A principal desvantagem desse fio é sua pouca maleabilidade. Por tanto, não pode ser dobrado muitas vezes durante a instalação, pois pode causar a interrupção da corrente elétrica.
Os cabos rígidos e flexíveis também são fabricados em PVC e cobre. Utilizados em residências, comércios e indústrias, são flexíveis e fáceis de manusear.
O cabo flexível, como o nome já diz, desliza facilmente entre os conduítes, tornando mais fácil e rápida a sua instalação e manutenção. O tamanho da bitola pode variar e chegar até 500mm² e por ser isolado por PVC, sofre poucas alterações com umidade e temperatura.
Já o cabo rígido, é empregado em entradas das redes elétricas, redes aéreas de distribuição de energia, em sistemas de proteção contra cargas elétricas, entre outras aplicações.
Fabricado com alta tecnologia, os materiais usados no cabo rígido asseveram mais segurança e durabilidade.
Os modelos PP são usados em eletrodomésticos e aparelhos como máquinas de solda e furadeiras. Além disso, também são aplicados no meio automotivo e industrial.
Uma característica singular dos cabos PP, é que eles possuem duas capas de PVC, uma dentro da outra, garantindo isolação extra e mais segurança.
Outras vantagens desse tipo de cabo são:
Cabos paralelos são indicados para a ligação de eletrodomésticos, extensões ou equipamentos de iluminação. Eles são formados por fios de cobre e são especialmente úteis para correntes elétricas de baixa tensão.
Gostou do conteúdo? Leia também: Dicas para economizar água e energia elétrica