Existem alguns métodos para economizar na construção. No entanto, algumas pessoas optam por maneira inadequadas, como usar materiais de má qualidade e não investir em profissionais qualificados. Estas economias podem acarretar grandes prejuízos futuramente.
Também há alguns detalhes que devem ser levados em consideração, como o mau uso do dinheiro na obra, tempo perdido, processos construtivos ineficientes e dificuldade em adotar práticas sustentáveis. A perda de faturamento pode acontecer desde a gestão até a metodologia utilizada na obra. Por isso, reunimos neste texto algumas dicas para quem deseja economizar na construção. Confira!
Antes de iniciar a construção, é necessário fazer um planejamento. Os gastos serão de acordo com o tamanho da obra, ou seja, quanto mais metros quadrados maior será o custo final. Portanto, analise o quanto será investido antes de projetar. Dessa maneira, ficará mais fácil definir o tamanho da obra.
Além disso, se os materiais solicitados não acompanharem o que foi previsto em orçamento, sobrará entulho, que pode se desvalorizar ou não serem utilizados. Porém, se a quantidade exigida for menor que o necessário e for preciso fazer outra compra, o valor unitário pode ser maior.
Por isso, se o objetivo é economizar na construção civil, planeje também o estoque. Um estoque lotado significa um gasto desnecessário, que pode afetar outros pagamentos.
Para muitas pessoas, contratar um arquiteto ou um engenheiro é algo desnecessário. No entanto, é importante lembrar que a média nacional de desperdício na obra é de 5% do total da construção.
Investir em profissionais qualificados representa uma diminuição desse percentual, e ainda garantir que o seu projeto estará nas mãos de especialistas que irão evitar o uso desnecessário de materiais, além de buscarem maior economia ao longo da obra. Assim, a possibilidade de economizar e manter o controle na construção são maiores.
A compra dos materiais é uma das fases mais cansativas para os consumidores. Pois, é necessário diferentes produtos e a compra de cada um demanda um certo trabalho. Mas, é fundamental pesquisar. Afinal, os valores dos itens tendem a mudar de uma loja para outra, e a compra realizada logo na primeira loja elimina a chance de encontrar preços mais baixos.
Dessa maneira, analise muito antes de comprar os materiais. É possível pesquisar preços na internet e depois visitar alguns estabelecimentos comparando os valores. No final, a economia é garantida.
Se for possível, prefira comprar de uma só vez todo o material que será utilizado na obra. Para isso, é indispensável contar com um bom projeto para saber com precisão a quantidade de itens necessários. A compra inteira dos produtos normalmente garante descontos consideráveis, principalmente para pagamento à vista.
O desperdício de materiais é um dos maiores causadores de prejuízos em uma obra. Na maioria das vezes, não é pela desorganização, mas pela má acomodação dos produtos. Por isso, é necessário ter um local adequado para armazenar os materiais. Eles precisam ser mantidos em lugares cobertos, protegidos do sol, da chuva e do vento.
Se a compra de todos os insumos for realizada de uma só vez, pode ser difícil guardá-los. Nesse caso, uma boa dica é pedir que a entrega seja realizada aos poucos, sempre respeitando seu cronograma de obra. Isso vai garantir que só os materiais indispensáveis à aquele momento da construção estejam no local. Além de evitar o desperdício, essa prática melhora a organização da obra.
Na maioria das vezes, materiais e equipamentos de construção modernos são mais duráveis e de maior qualidade. Da mesma forma, ferramentas atuais são mais fáceis de manusear e rápidos de executar. Por esse motivo, aprimoram o processo e deixam a obra muito mais eficaz.
Também é importante optar por materiais sustentáveis, que buscam preservar ao máximo os recursos naturais e reduzir o desperdício. Concreto sustentável e telhas solares são alguns exemplos.
Na maioria das vezes, os contratempos da obra parada estão relacionados a erros de planejamento, causados por uma gestão deficiente, resultando em prejuízos.
Quer mais dicas para o seu lar? Então, continue acompanhando o nosso blog!
Além disso, acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook e Instagram.