Saiba a ordem certa para realizar a reforma e simplifique sua obra
26 de agosto de 2020
Revestimentos para banheiro - Lojas Alves
Revestimento para banheiro: saiba como escolher o ideal
15 de setembro de 2020
Mostrar tudo

Como calcular a quantidade necessária de materiais de construção?

Como calcular a quantidade necessária de materiais de construção - Lojas Alves

Um problema que muitas pessoas enfrentam ao realizar uma obra é o desperdício. Por isso, neste artigo vamos te ajudar a calcular a quantidade necessária de materiais de construção para uma maior economia.

Continue a leitura e confira.

Concreto usinado pronto

O concreto usinado pronto é comprado por m³, ou seja, para descobrir quanto comprar é necessário calcular o volume das peças que serão construídas. Neste caso as peças podem ser as sapatas, viga baldrame, colunas, vigas, lajes, e assim por diante. Exemplo:

Supondo que a sua casa terá 15 colunas de concreto armado com as seguintes medidas:

Largura: 20cm ou 0,20m, comprimento: 30cm ou 0,30m e altura: 3,4m.

Então, o volume de cada coluna será:

Volume da coluna = largura x comprimento x altura

VC = 0,20 x 0,30 x 3,4

VC = 0,204m³

As 15 colunas são iguais, portanto, teremos:

Volume Total = volume da coluna x quantidade de colunas

VT = 0,204 x 15

VT = 3,06m³

Concreto feito na obra

Para o mestre de obras fazer o concreto na obra você precisará comprar cimento, areia média e pedra brita 1. Ele poderá usar também algum aditivo para melhorar a resistência e impermeabilização.

Para calcular a quantidade de materiais necessários para fazer o concreto na obra, é preciso primeiro calcular o volume e depois multiplicar pelo rendimento de cada material. Para realizar o cálculo do volume você deve usar o mesmo cálculo anterior do concreto usinado.

Como calcular a quantidade necessária de materiais de construção - Lojas Alves

Armações de aço

Para saber quantas barras de aço serão necessárias para fazer as armações na obra é necessário calcular a metragem linear por tipo e diâmetro e depois dividir por 12, que é o tamanho padrão das barras de aço.

A metragem linear deve ser calculada de diversas formas, em uma coluna de aço, por exemplo, você pode achar a metragem linear das barras de aço de cada coluna multiplicando a metragem da coluna x quantidade de barras de aço. Depois disso, é só multiplicar a metragem linear de cada coluna x quantidade de colunas para saber a metragem linear total.

A metragem linear dos estribos que dão formato a coluna, você pode calcular realizando primeiro a metragem de cada estribo e depois multiplicar pela quantidade deles. A quantidade de estribos por coluna pode ser calculada dividindo a altura da coluna pelo espaçamento entre os eles. Depois para saber a quantidade de estribos é só multiplicar a quantidade deles por coluna x quantidade de colunas.

Caixarias

Utilizamos o cálculo por área para simplificar o input de dados, exceto no radier e laje onde aplicamos o perímetro. Com esta metodologia você primeiro calcula a área total das fôrmas e depois divide pela área da tábua para achar a quantidade exata de tábuas.

Já a quantidade de sarrafos de madeiras pode ser calculada com base na quantidade de tábuas. Nas calculadoras, supomos que cada tábua consumirá 7,5m de sarrafo para fazer as caixarias.

Tijolos e blocos

O primeiro passo para calcular a quantidade de tijolos ou blocos é encontrar a área da parede, ou muro que será construída, bastando apenas multiplicar o comprimento x altura. Lembre-se de excluir a área das janelas e portas no caso das paredes e portão no caso de muros.

Depois realizamos o cálculo da área do tijolo e bloco com a argamassa. Geralmente a argamassa tem 1cm de espessura, ou seja, para calcular a área do tijolo ou bloco com argamassa é só somar 1cm na altura e comprimento e multiplicar.

Por fim, para calcular a quantidade de tijolos ou blocos, basta dividir a área da parede ou muro pela área do tijolo, ou bloco com argamassa.

Argamassa

Para a argamassa o cálculo é semelhante ao do concreto, onde o primeiro passo é achar o volume e depois a quantidade dos materiais conforme o traço da argamassa.

Agora que você já sabe calcular a quantidade necessária de materiais de construção, mãos a obra.

Quer mais dicas para o seu lar? Então, continue acompanhando o nosso blog!

Além disso, acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook e Instagram.

× Fale conosco via Whatsapp!