Faz tempo que os espelhos deixaram de ocupar somente os banheiros e começaram a fazer parte da decoração de toda a casa. O uso de espelhos no ambiente, além de dar beleza e sofisticação, ajudam a ampliar o espaço, valorizam a iluminação e também disfarçam imperfeições nas paredes.
Antes de aderir a tendência dos espelhos, é preciso ter alguns cuidados para não errar na hora de decorar. Para te ajudar, aqui vão algumas dicas para usar esse elemento na decoração da sua casa:
Tem um cômodo com metragem mais restrita? O espelho é perfeito para dar amplitude ao espaço, podendo ser usado em quartos, salas, corredores, cozinhas e banheiros.
Uma boa tática para dar ideia de amplitude é colocar um espelho que ocupe toda a parede.
Se suas paredes estiverem muito ocupadas ou você quer apostar em uma decoração diferente, ponha os espelhos nos móveis, essa prática está super em alta e há inúmeras possibilidades de uso. Apenas tome cuidado para não exagerar e estragar sua decoração.
Se você quiser ousar e ter uma decoração diferenciada, aposte em espelhos fragmentados.
“O espelho pode ser cortado em diferentes tamanhos, na vertical ou na horizontal. É mais para propósito decorativo, dá uma ideia de movimento”, diz a arquiteta Luciana Corrêa, do escritório DecorArquitetura.
Além do modelo do seu espelho, é preciso considerar o que está do outro lado da parede e que ficará refletido no espelho, pois quando ele mostra algo bonito e simbólico faz com que o ambiente seja mais valorizado.
Os espelhos, quando bem utilizados, se adaptam a qualquer ambiente, independentemente do estilo, podendo ir do mais tradicional ao moderno e ousado. Apenas encontre um modelo que lhe agrada e que adeque-se ao local escolhido.
Gostou das dicas? Leia também: Conheça 7 estilos de decoração para se inspirar