Como acabar com as goteiras em casa
Como acabar com as goteiras em casa
25 de abril de 2022
Como escolher rolos e pincéis para sua reforma
Como escolher rolos e pincéis para a sua reforma
10 de maio de 2022
Mostrar tudo

Conheça os tipos de forros

Conheça os tipos de forros

Ao construir ou reformar, é comum surgir diversas dúvidas. Uma das mais recorrentes é qual o tipo de forro será utilizado. E não é para menos, pois boa parte da beleza do ambiente fica por conta do acabamento.

É importante citar que existem vários modelos de forros, porque cada obra e cada ambiente possui uma necessidade diferente. Até os mais discretos tipos de forros são capazes de transformar o local, deixando os cômodos mais bonitos, confortáveis e funcionais.

Continue a leitura e conheça os principais tipos de forros existentes no mercado.

Gesso

Conheça os tipos de forros

O gesso é o tipo de material mais usado para forro. Existem dois tipos: o tradicional, em que as placas são presas lado a lado por uma estrutura de arame; e o drywall (acartonado), em que as estruturas são fixadas em uma placa de metal.

Uma das principais vantagens do acabamento em gesso é a possibilidade de fazer a iluminação embutida usando spots de lâmpadas. Além de possibilitar a criação de inúmeras formas e desenhos no teto — como as tradicionais sancas.

Madeira

Conheça os tipos de forros

Para quem busca sofisticação, a principal opção é o forro de madeira. Por ser um material nobre, o custo é maior, logo, exige um investimento mais alto. Porém, esse é o tipo de forro que valoriza a estética do projeto, oferecendo uma sensação de aconchego para quem usa o espaço.

É necessário ter cuidado com o forro de madeira, pois há possibilidade de infestações de pragas, como cupim. Ele também não é recomendado para ambientes muito expostos ao calor ou úmidos demais.

Forro de PVC

Conheça os tipos de forros

Embora a estética do PVC não seja uma vantagem, ele é um dos mais procurados e utilizados em diferentes projetos. Isso, porque possui outros pontos positivos atraentes, como um bom custo-benefício, facilidade de instalação e limpeza, não precisa de acabamento e é imune aos cupins.

Os pontos negativos do forro de PVC são: baixa resistência ao fogo, isolamento térmico e acústico é mediano.

Forro de cimento ou concreto

(Foto: Homify / Reprodução)

Dependendo da proposta do projeto, o forro de concreto/cimento pode ser a opção perfeita. Esse tipo de acabamento combina com estilo industrial, dando um toque moderno e sofisticado para o ambiente.

Esse tipo de forro não exige pintura, possui menor custo de instalação e é mais resistente à umidade. Porém, dificultam a iluminação da casa.

Forro metálico

Conheça os tipos de forros

O forro metálico foi um dos mais populares nos estabelecimentos da década de 60. E agora voltaram com tudo! Apresenta as principais qualidades de preservação que a maioria dos ambientes precisa e também tem uma aparência bem marcante.

O material é resistente a pragas (cupins e traças), possui baixa umidade e é fácil de remover. Porém, como todos os outros forros, possui suas desvantagens, o metálico é fraco no quesito de isolamento térmico e acústico.

 

Gostou de conhecer os tipos de forros? Leia também: 5 dicas para evitar infiltrações

 

× Fale conosco via Whatsapp!