A lâmpada incandescente foi inventada em 1879, por Thomas Edison, nos Estados Unidos. Desde então, com o avanço da tecnologia, ocorreram diversas mudanças e diferentes criações de lâmpadas para atender às necessidades de cada pessoa.
Com tantas opções, fica difícil escolher e saber identificar qual é a mais recomendada para iluminar o ambiente. Por isso, na dica de hoje, aprenderemos a diferença entre os principais tipos de lâmpada, assim, ficará mais fácil escolher. Continue a leitura e confira!
A rede de distribuição de luz no ambiente é responsável por gerar uma distribuição uniforme e regular no ambiente.
O sistema funciona a partir da ativação por acionamento de interruptores que ligam e desligam as lâmpadas e luminárias. Além disso, é possível colocar redes de iluminação inteligente, por meio de sensores de movimento.
Inventadas em 1938, as lâmpadas fluorescentes são as mais duráveis entre todos os tipos. Isso porque elas funcionam de sete a dez vezes mais que as incandescentes, por exemplo.
Há diversas opções de lâmpadas fluorescentes coloridas, mas é possível encontrá-las com luz amarela que se assemelha à obtida com lâmpadas fluorescentes.
Nada mais é do que lâmpadas incandescentes que sofreram adição de gases halógenos, por isso duram muito e não escurecem.
Bastante utilizada em ambientes com design industrial ou rústico. Geralmente é aplicada em decorações em objetos específicos, como luminárias de teto e de chão.
As lâmpadas incandescentes são as mais antigas e tradicionais do mercado. Com baixo custo unitário, esse modelo acaba não compensando o custo-benefício. Afinal, consomem muita energia.
Com o filamento de tungstênio que se desprendem das partículas de energia, as incandescentes podem escurecer com o passar do tempo. Dessa forma, costumam ser bastante utilizadas em eletrodomésticos como geladeiras e fogões.
A lâmpada led, queridinha da maioria das casas, gera cerca de 80% menos eletricidade quando comparado com os modelos incandescentes. Contam com uma maior variedade de cores e potência, sendo tão eficientes quanto as lâmpadas fluorescentes.
Gostou do conteúdo? Leia também: Conheça 7 estilos de decoração para se inspirar