Como escolher rolos e pincéis para sua reforma
Como escolher rolos e pincéis para a sua reforma
10 de maio de 2022
Lâmpadas de Led: conheça as vantagens na iluminação
Lâmpadas de Led: conheça as vantagens na iluminação
1 de agosto de 2022
Mostrar tudo

Dicas de como deixar a casa mais segura para idosos

Um lar seguro é essencial para todos nós, já que nossa casa é o lugar em que mais passamos nosso tempo. Para os idosos, ela deverá ser o lugar mais seguro do mundo e orienta-se que deve ser pensado para acomodá-los da melhor forma possível. Quem tem idoso ou criança em casa, sabe o quanto é difícil evitar que algo os aconteça.

Todos os idosos precisam de cuidados especiais, mesmo aqueles que se mantêm ativos e com a saúde em dia. Então, é possível garantir que eles possam circular livremente pela casa sem que sofram nenhum tipo de acidente mais sério ou até os mais banais.

Quer saber como fazer isso? Confira as dicas que preparamos para deixar sua casa mais segura para um idoso!

Acomode o idoso em um andar seguro da casa

Para quem tem casa duplex ou de mais andares, o essencial é acomodar o idoso em um andar seguro e de fácil acesso a outros cômodos do imóvel. A primeira adaptação a ser realizada é adicionar corrimão em todas as paredes que levam aos cômodos da casa, principalmente se houver uma escadaria mais alta. Assim, o idoso vai contar com um apoio para andar de modo mais firme, sem riscos de queda. A iluminação também deve receber um cuidado todo especial, nos corredores ela deve ser ajustada: use lâmpadas que sejam capazes de auxiliar na visão, evitando deixar espaços ou cantos mais escuros que possam confundir a pessoa que estiver passando pelo local.

Uma dica de ouro é instalar sensores de presença para que as luzes se acendam à medida que uma pessoa transita. A última adaptação para garantir um andar mais seguro e visa prevenir escorregões, tropeços e esbarrões. Deixe o corredor livre de outros móveis que possam atrapalhar a locomoção do idoso.
Escadas merecem receber uma atenção especial

As escadas são os principais vetores de acidentes residenciais e merecem uma atenção toda especial para quem tem idoso morando em casa. O ideal é adaptá-las com rampas que contenham corrimão e pisos antiderrapantes. Se não for viável, outra dica para uma escada mais segura é usar sinalizadores nos degraus para que seja um local bem iluminado e seguro para o idoso subir.

Banheiro adaptado

Dicas para deixar a casa segura para idosos

O banheiro é um local que precisa de cuidado redobrado, já que todos possuem direito à privacidade, inclusive os idosos. Então, para evitar acidentes ou quedas, providencie alguns tapetes de borracha que podem ser fixados ao chão para evitar que o piso se torne muito escorregadio. Faça adaptações para que seja possível usar o banheiro com mais segurança: providencie barras de apoio na parte de dentro do boxe, assim como ao lado da pia e do vaso sanitário. Elevar o assento do vaso sanitário é uma outra dica importante, já que o idoso vai flexionar menos as pernas e terá mais estabilidade para se levantar.

Móveis e Fios

Aconselhamos que todos os móveis da residência possuam quinas com pontas arredondadas ou com proteção nas pontas. Os fios de aparelhos eletrônicos devem sempre estar fixados à parede para evitar qualquer tipo de acidente. Importante deixar o chão livre de obstáculos.

Por fim, com essas recomendações é possível alocar um idoso em uma casa segura e tornar os acidentes domésticos uma preocupação a menos. Prevenir é sempre o melhor dos remédios!

 

Gostou do conteúdo? Leia também: Dicas para economizar água e energia elétrica

× Fale conosco via Whatsapp!