Reformar uma casa ou um espaço pode ser uma tarefa empolgante, mas também pode ser uma fonte de estresse e frustração. Existem muitos fatores a serem considerados, desde o orçamento até o cronograma.
É fácil cometer erros que podem causar consequências graves nas reformas ou construções. Para te ajudar, confira alguns erros para evitar cometer na hora da reforma.
Antes de começar qualquer reforma, é preciso “colocar no papel”, elaborar um projeto para que consiga desenvolver a reforma organizadamente.
Por menor que seja a intervenção, o projeto feito por um profissional é uma segurança contra imprevistos. Nele constam as dimensões, detalhes, especificações, etc. que instruem os construtores e permitem uma melhor visualização do resultado pelo proprietário.
Um dos maiores erros que as pessoas cometem ao reformar é não ter um orçamento definido. É importante ter um valor em mente antes de começar a fazer mudanças, para que você saiba quanto pode gastar em cada etapa do projeto. Sem um orçamento, você corre o risco de gastar mais do que pode pagar e acabar com uma reforma inacabada.
Economizar não significa escolher os materiais mais baratos, é preciso analisar o preço e a qualidade do produto, seja ele qual for, pois “o barato pode sair caro”. Construir ou reformar são processos estressantes, e você não vai querer enfrentá-los novamente porque usou materiais ruins.
Outro erro comum é tentar fazer a reforma por conta própria ou contratar profissionais não qualificados para fazer o trabalho. Isso pode levar a erros de construção, desperdício de material e problemas de segurança. É importante contratar profissionais qualificados que tenham experiência na área em que você está reformando.
Leia também: Dicas de como decorar sua casa alugada