Os parafusos são elementos importantes para a sustentação, vedação e fixação não permanente de materiais, diversos objetos e superfícies. No entanto, com tantos tipos de parafusos disponíveis no mercado, é essencial compreender as diferenças entre eles e saber quando utilizar cada um.
Para distinguir os parafusos, deve-se observar o perfil da rosca, cabeça, haste e tipo de acionamento. Além disso, o corpo do parafuso pode ser cilíndrico ou cônico, com rosca total ou parcial. Embora a cabeça possa ter formatos diferentes, existem tipos de parafusos sem cabeça.
Esses parafusos possuem a cabeça com seis lados, por isso o nome “sextavado”, e rosca fina, é um elemento fixador robusto, resistente a vibrações e de aperto preciso, devido a seu corpo alongado e seu pescoço plano.
Eles são utilizados em móveis de aço, equipamentos industriais e em ambientes internos e externos.
O parafuso auto atarraxante possui uma rosca mais fina e cortante, o que faz ele fixar melhor. No furo são ideais para fixações em madeira, plástico e metal fino. Além disso, podem ser removidos e reapertados várias vezes sem perder a eficácia de fixação.
Esse parafuso também é chamado de sextavado interno, Eles possuem uma cabeça recuada com um orifício hexagonal interno. Esses parafusos são populares em montagens de móveis, eletrônicos e bicicletas devido à sua estética e resistência ao deslizamento.
Os parafusos de rosca métrica seguem um padrão internacional de roscas e são comumente usados em aplicações industriais e mecânicas. Eles são identificados pelo diâmetro do parafuso e pelo passo da rosca, e são utilizados em máquinas, equipamentos eletrônicos e montagens complexas.
O parafuso de deslocamento tem uma cabeça de cogumelo com uma seção quadrada abaixo. Esta seção permite que o parafuso seja travado quando colocado em furos quadrados ou redondos na madeira.
Foi desenvolvido para a fixação de placas de reforço metálico em vigas de madeira. Também é amplamente utilizado em paletes de madeira, bancos de parque, carrocerias, suportes diversos, construção naval, embalagens diversas, ferragens agrícolas, arados mecânicos e tração animal.
Os parafusos para madeira são itens essenciais em projetos de marcenaria e carpintaria, são especialmente projetados para fixar peças de madeira, oferecendo segurança e durabilidade às estruturas construídas.
Eles possuem uma rosca profunda e larga, o que facilita sua penetração na madeira e garante uma fixação firme.
Gostou de saber sobre os principais parafusos? Leia também: 5 erros para evitar na hora de escolher pisos