Algo muito recorrente em várias construções, tanto residenciais quanto industriais, são as goteiras. Na época das chuvas, a água consegue se infiltrar, danificando lajes, forros, paredes, e causando grandes prejuízos.
Antes de resolver esse problema, é necessário entender que existem diversas causas para o surgimento das goteiras, e que para cada uma delas há soluções diferentes.
Quer se livrar das goteiras? Continue a leitura!
Para garantir a integridade das peças e evitar que a água da chuva se infiltre é feito o caimento do telhado. Pois, cada telhado irá apresentar um tipo caimento específico indicado pelo fabricante. Esse processo irá permitir o escoamento da água pluvial de forma correta, ou seja, sem que haja infiltrações para dentro do edifício.
Outra parte da construção que muitas vezes não recebe a atenção que merece é a impermeabilização, técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.
Coberturas compostas apenas por laje, que não possuem uma boa impermeabilização, podem gerar infiltrações e goteiras.
A manutenção de algo é sempre importante para evitar problemas futuros. No caso do teto, é mais importante ainda, uma vez que com agente externos (tempo, chuva, Sol, entre outros), o desgaste pode ser mais rápido e maior.
Com a manutenção preventiva, o profissional irá avaliar o estado das diversas partes que compõem a cobertura, da estrutura até as telhas.
A solução desse problema vai depender do que o causou e do material do qual o telhado é composto. Confira abaixo como acabar com as goteiras.
Quando se fala em cerâmica, a principal causa de goteiras são as telhas defeituosas. O primeiro passo para concertar é identificando-as.
Um profissional da área será capaz de analisar as condições do telhado, podendo reparar, vedar ou trocar as telhas quebradas. Além de, se houver problemas maiores, afirmar a necessidade de refazer o telhado.
Porém, caso seja necessária apenas a reparação das telhas, existem várias opções como: tintas acrílicas, borrachas líquidas e mantas aluminizadas, que podem ser aplicadas de forma rápida.
As telhas metálicas são menos prováveis de apresentarem goteiras, isso, devido ao fato de serem melhor planejadas e executadas por mão de obra especializada.
Ademais, o próprio material garante mais segurança, resistência e durabilidade, já que o metal é industrializado. No entanto, ele é mais suscetível às movimentações de estrutura, pois é bastante maleável. Por isso, a impermeabilização precisa ser bastante flexível.
Uma boa opção para esse tipo de cobertura, são as fitas de manta.
Também conhecidas como telhas de amianto, esse material pode apresentar falhas ao longo do tempo, como rasgos e furos, que possibilitam a infiltração da água.
Nesse caso, a substituição das peças é mais fácil e, normalmente, é a solução mais adequada.
Gostou do conteúdo? Leia também: 5 dicas para evitar infiltrações