Um dos pontos mais complexos de uma reforma é decidir qual tipo de tinta devemos usar para pintura externa, visto que a ação climática que o imóvel vai enfrentar é um fator importante para a decisão. Pois, sem levar esse detalhe em conta, corremos o risco de adquirir o tipo errado de tinta, resultando em trincas, descascados, desbotamentos, bolsões de água etc.
Ou seja, a pintura de áreas externas precisa ser feita com produtos à prova de fatores, como a incidência do sol, da chuva, ventos, calor prolongado, frio, umidade e maresia.
É difícil achar a tinta ideal? Não, o mercado possui diversos produtos para uma pintura externa duradoura.
Continue a leitura e veja alguns exemplos.
A tinta acrílica é produzida à base de água, por isso, pode ser utilizada tanto em superfícies externas, quanto internas. Elas podem ser de tipos emborrachados ou laváveis.
As tintas acrílicas emborrachadas são indicadas para uso em fachadas e muros. Como possui uma membrana flexível, a retração e dilatação da argamassa diante a exposição constante ao sol ou da chuva não provocam descascamentos, ou rachaduras na pintura, dando uma validade maior ao visual de sua parede, além de proteger a superfície das intempéries.
As tintas acrílicas do tipo lavável, resistem a esfregões e a produtos químicos de limpeza. Portanto também podem ser utilizadas do lado de fora, visto que são resistentes. Também possuem baixo odor, o que a tornam uma ótima opção para os alérgicos.
Além disso, as tintas acrílicas possuem efeitos maravilhosos, que deixam o ambiente ainda mais bonito. As com acabamentos foscos são ótimos exemplos para disfarçar pequenas irregularidades da superfície. Desse modo, não só disfarçam imperfeições como também podem ser retocadas localmente sem que fique aparentando a correção. Já as tintas com acabamentos acetinados dão um efeito mais sofisticado.
Para fachadas de madeira ou azulejos, as tintas esmaltadas são a solução. Podendo ser encontradas com acabamentos foscos, à base de água com menos cheiro, alto brilho e acetinado.
Já as tintas verniz são especificamente indicadas para superfícies de madeira, incluindo, as áreas expostas. Ideais para quem deseja manter o visual da própria madeira ou sofisticar utilizando as que possuem pigmentações. O verniz do tipo stain penetra bastante na madeira, tornando-a ainda mais resistente à água da chuva ou umidade. Existe também a versão à base de água.
Tintas à óleo são ideais para acabamentos em madeira, tais como esquadrias e portas. Podendo ser foscas ou brilhantes e são altamente impermeabilizantes. Existe a vantagem de poderem ser aplicadas em ferro.
Leia também: Os revestimentos que facilitam a limpeza do lar
Possuem alta resistência ao sol e à chuva, além de impactos causados por produtos químicos. São altamente duráveis e podem ser usados sobre azulejos, cerâmicos e concretos.
Importante lembrar que devemos contar com uma equipe especializada para uma melhor aplicação, devido à complexidade de se usar o produto.
Podem ser usadas para impermeabilizar telhados, lajes e até mesmo as próprias paredes da fachada. Quanto maior a área aplicada, maior será o controle do calor dentro do imóvel, pois, esse tipo de tinta reflete a maioria do calor para o ambiente externo.
As tintas látex ou PVA são pouco resistentes ao sol e a ação constante de água, consequentemente, não são indicadas para o uso em ambientes externos.
Quer mais dicas para o seu lar? Então, continue acompanhando o nosso blog!
Além disso, acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook e Instagram.