Porcelanato polido e esmaltado: conheça a diferença entre eles - Lojas Alves
Porcelanato polido e esmaltado: conheça a diferença entre eles
27 de junho de 2019
Mostrar tudo

Tintas: saiba escolher o produto adequado

Tintas: saiba escolher o produto adequado - Lojas Alves

Além de proteger e deixar as paredes mais bonitas, a escolha da tinta reflete no resultado final. O mercado possui uma diversidade de produtos, com tecnologias inovadoras: sem cheiro ou com fragrância, antimofo, com propriedades bactericidas e muito mais. Além de várias opções de cores e acabamentos, que podem ser: fosco, acetinado ou brilhante. Para não errar na escolha, é necessário conhecer os tipos de tintas ideais para cada superfície – alvenaria, metal, madeira – e se o ambiente é interno ou externo.

 

Tintas: saiba escolher o produtos adequado

 

A tinta látex apresenta pouca resistência ao sol e lavagem, que deve ser feita apenas utilizando um pano úmido. Pode ser usada em ambientes internos e em superfícies de alvenaria, por exemplo. A tinta acrílica é um tipo de tinta látex, porém, ela possui a adição de resinas acrílicas na composição, o que lhe garante mais impermeabilidade. Portanto, pode ser utilizada em paredes externas e em cômodos que são lavados com frequência, como o banheiro. É encontrada em três tipos: fosca, semibrilho e acetinada. Ambas são solúveis em água e possuem secagem rápida.

 

Veja também:
Lâmpada LED ou fluorescente: Qual a melhor escolha?

 

Tintas para locais secos ou que tem contato com água

 

Para madeiras como portas e janelas e superfícies metálicas, é recomendado o uso de vernizes ou esmaltes. Estes protegem contra o envelhecimento, deterioração e impedem o contato com água. Para o exterior é necessário que o produto tenha maior resistência, por isso as tintas apropriadas são as classificadas como Premium e Standard. Já para locais que estão em contato direto com a água, como piscinas, a Tinta epóxi é ideal, pois a sua característica principal é alta resistência a umidade. Por não ser solúvel em água, é necessário uma mão de obra especializada para aplicá-la.

Evite realizar a pintura em dias chuvosos, pois a umidade dificulta a secagem da tinta. Dias com ventos fortes também devem ser evitados, pois eles trazem sujeiras para o produto. Não esqueça de fazer um planejamento antes de pintar, isso evita o desperdício e gera economia. Em caso de sobras, não descarte a tinta em lixo comum, rios, bueiros ou no solo. A melhor solução é reaproveitar. Assim, para te ajudar na escolha correta dos seus produtos, a Lojas Alves conta com profissionais capacitados e atendimento qualificado, além de uma loja equipada para oferecer itens e materiais de construção de qualidade. Quer mais dicas para o seu lar? Continue acompanhando o nosso Blog.

× Fale conosco via Whatsapp!