Uma boa reforma ou construção conta com a pintura como o ponto de finalização. Além de mudar a cor das paredes, ela renova o visual do ambiente, agregando personalidade e beleza. Outros benefícios da pintura são as correções de pequenas imperfeições e a proteção para as paredes com produtos específicos com ações especiais.
Mas para que tudo isso ocorra, devemos nos munir de produtos de qualidade e que garantam todos esses benefícios para o ambiente. Escolher os rolos e os pincéis certos para o tipo de acabamento que se deseja realizar é a primeira atitude que se deve tomar, logo em seguida, escolher uma boa tinta que vai embelezar e proteger o lar.
Quer saber como fazer isso? Continue a leitura do texto!
Uma das vantagens de usar o rolo para acabamento é a capacidade de aplicar maior quantidade de tinta à superfície com rapidez e de maneira uniforme.
Os rolos com pelos altos são ótimos por reter a tinta com mais intensidade, garantindo uma melhor rentabilidade do produto. Eles são mais indicados para tintas à base de água, látex e quando aplicados em superfícies ásperas, absorventes ou rugosas.
Já os rolos com pelos baixos podem garantir um melhor acabamento por serem ideais para serem utilizados com tintas à base de solvente. Eles respingam menos por terem pelinhos mais curtos, sujando menos e garantindo um melhor aproveitamento do material da reforma.
Quando for escolher algum rolo é importante também saber que, para tintas PVA, acrílicas ou à base de água, por exemplo, devemos ter preferência em usar o sintético ou de lã de carneiro. Se você quiser utilizar o rolo para ter efeitos de textura, os rolos de borracha ou espuma são as escolhas ideais para uma maior propagação das tintas em superfícies lisas especificamente.
Os rolos de lã natural também entram na categoria de pelos longos e, por isso, são os mais recomendados para superfícies que sejam mais rugosas, já que eles retêm mais tinta e permitem maior facilidade na hora de espalhá-la.
Os rolos de lã mista são aqueles compostos por 50% de lã de carneiro e 50% de fibra de poliéster. Também são recomendados para aplicação de tintas à base de água e ajudam a proporcionar um excelente acabamento.
As trinchas geralmente podem ser reconhecidas pela cor ou características das suas cerdas. Para uso geral, com tintas acrílicas ou de base aquosa, é recomendado as cerdas de origem animal. Já para quem for trabalhar com esmaltes, vernizes, acrílico ou látex, aconselhamos o uso de pincéis de cerdas sintéticas.
Os pincéis de cerdas pretas são mais indicados para a pintura de detalhes e para dar o melhor acabamento e cobertura para as superfícies. Proporcionam um ótimo desempenho em alvenarias, metais e madeiras, quando são combinados com vernizes, óleos, esmaltes sintéticos e zarcão. Outro tipo, conhecido como pincéis de cerdas brancas são mais indicados para aplicação de vernizes e resinas sintéticas.
Já os pincéis de cerdas gris, ou grisalhas, são recomendados para uso em aplicações de tintas à base água, como: látex, PVA e acrílica. Eles também podem ser usados com bastante excelência em tintas à base de solventes e em qualquer superfície.
Já decidiu qual tipo de pincel ou rolo vai adquirir para sua obra? Confira nossos produtos: Tintas e acessórios
Leia também: O que você precisa saber sobre as tintas para a sua obra