A parede é um dos principais itens na decoração da casa, por isso, ela deve receber uma atenção especial. Neste texto, você vai saber como preparar a parede para receber a pintura e deixá-la impecável. Continue a leitura e confira.
Antes de tudo, é importante observar os lugares que deverão receber a tinta e analisar quais deles possuem problemas que posteriormente podem prejudicar a pintura. Nesse sentido, procure por sinais de umidade, mofos, pó, gordura e outros contratempos e, após localizar possíveis problemas, resolva antes de iniciar a pintura.
Você vai precisar de:
Para começar, corrija todos os problemas deixados pelo reboco, como ondulações, bolhas, manchas e rachaduras. Para isso, utilize uma espátula, lixa ou escova de aço para raspar a superfície da parede. Caso haja pequenas rachaduras, marcas de prego ou de parafusos em lugares que são molhados (banheiro, cozinha, área de serviço), aplique sobre eles massa corrida, que faz a mesma função do reboco.
Agora, em ambientes sem umidade, o ideal é utilizar massa corrida PVA. Já em casos que os defeitos possam apresentar cerca de 3mm de profundidade, utilize gesso ou argamassa. Após a correção das falhas no reboco, deixe secar e lixe a parede levemente.
Para uma melhor aderência da tinta, utilize o selador ou o fundo preparador na parede. O selador é sugerido para os casos em que a parede é muito porosa, pois, ele se expande e aumenta a uniformidade da estrutura. Além disso, é indicado para quando o reboco é novo, quando o concreto tem estilo a vista, quando são blocos de concreto ou fibrocimento. Ele faz com que os materiais aplicados depois (massa, tinta ou textura) tenham melhor rendimento.
Já o fundo preparador tem a finalidade de aumentar a firmeza de um reboco fraco. Assim, sua indicação é para repintura em paredes de gesso, descascadas ou pintadas com cal.
As sujeiras sempre atrapalham o resultado e o desempenho da pintura, por isso, é importante sempre mantê-la limpa. Em caso de manchas, use detergente e água. Já para poeira, utilize vassoura e faça a remoção.
Quer mais dicas para o seu lar? Então, continue acompanhando o nosso blog!
Além disso, acompanhe-nos também nas redes sociais: Facebook e Instagram.